Cspeirol Logo 2

Centro Social Paroquial Santa Eulália de Eirol

História da Instituição

Centro de Dia com capacidade para 30 clientes e Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade para 34 clientes

O Centro Social Paroquial de Santa Eulália de Eirol tem a sua sede na união de freguesias Eixo/Eirol, concelho de Aveiro e distrito de Aveiro e propõe-se contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, coadjuvando os serviços públicos competentes ou as instituições particulares num espírito de solidariedade humana, cristã e social. Foi fundado em 21 de Maio de 1995 e reconhecido como IPSS, como consta do Diário da Republica n.º 90/98, III Série, de 17 de Abril.

Começou por desenvolver a sua atividade no ano de 1997, num edifício cedido pela paróquia, durante os meses de Julho e Agosto, através do programa Lazer e Cultura/97 que, para além do apoio da Junta de Freguesia, obteve um contributo do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro que possibilitou desenvolver um programa interessante de ocupação dos tempos livres em diversas atividades, abarcando um significativo número de crianças, adolescentes e jovens.

Em 1998, criou a resposta social de Atividades de Tempos Livres (ATL), com capacidade para 25 crianças, através da celebração de um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social, proporcionando atividades de lazer e animação sociocultural, a crianças a partir dos 6 anos e que frequentassem o ensino básico. No período não letivo, alargava o seu leque de intervenção para as crianças da comunidade local.

O Centro Social Paroquial Santa Eulália de Eirol também assegurou desde o mesmo ano o prolongamento do horário do Jardim-de-infância, através de um acordo com a Câmara Municipal de Aveiro. Esta resposta social de apoio à família acolhia crianças dos 3 anos até à idade de ingresso no 1.º ciclo do Ensino Básico e destinava-se a dar continuidade à ocupação das crianças após a saída do Jardim-de-infância e a utilizarem este serviço também em horário não letivo.

O Centro Social Paroquial de Santa Eulália de Eirol foi desenvolvendo uma relevante ação social nos lugares de Eirol e Requeixo, que a pouco e pouco, se foi ampliando e consolidando. Em 2000 criou a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, de forma a assegurar um conjunto de serviços que contribuem para a fixação do idoso no seu meio sócio-familiar e promover a sua autonomia, com capacidade para 12 utentes. Em Setembro de 2007 foi alargado para mais 4 utentes.

O objetivo geral era a criação/reforço de respostas sociais na área da infância e terceira idade, de forma a contribuir para o bem estar e melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos e proporcionar uma maior interligação com a comunidade local. Em relação aos objetivos específicos, a criação da creche, visava colmatar a lacuna de um serviço inexistente em toda esta área geográfica, pretendendo contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional dos pais e proporcionar o bem estar e desenvolvimento integral das crianças em colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças. Com a criação de um Centro de Dia e o reforço do Serviço de Apoio Domiciliário pretende-se alargar os serviços prestados a um maior número de pessoas, assegurando um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção do idoso no seu meio familiar.

No ano letivo de 2006/07, com a implementação do Governo do prolongamento do horário no 1.º ciclo até às 17h30m, através das atividades de desenvolvimento curricular gratuitas, este Centro Social viu reduzido o número de crianças inscritas na valência de ATL, acabando por ser extinta. Em 2008 foi aprovado o PARES para as respostas sociais de creche, centro de dia e alargamento do apoio domiciliário. Em Maio do mesmo ano, foi lançada a 1ª pedra para a construção das novas instalações, sendo a inauguração em outubro de 2010.

Atualmente presta apoio apenas na área da população idosa através da resposta social de Centro de Dia com capacidade para 30 clientes e da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade para 34 clientes.

MENU